sexta-feira, setembro 18, 2015

Circuito cultural resgata brincadeiras tradicionais para a família, neste domingo

Passeata de Robôs, cinema a céu aberto, teatro de bonecos, golzinho e pula-corda 
serão algumas das atrações do Circuito Arte Consciente,
evento aberto ao público a partir das 16h



            Para se divertir, não é preciso ter um brinquedo caro e cheio de tecnologia. Basta um pouco de imaginação e energia para correr, desenhar e brincar de faz de conta. Se, no passado, estes eram os ingredientes de uma infância feliz, com a evolução dos brinquedos eletrônicos e dos games virtuais, os hábitos da nova geração sofreram grandes alterações. Muitas crianças já não têm contato com as brincadeiras tradicionais, que estimulavam a interação, a criatividade, favoreciam a convivência e o senso de coletividade.
            Resgatar essas brincadeiras tradicionais será a tônica da edição de setembro do Circuito Arte Consciente, marcado para este domingo (20/9). A partir das 16h, pais e filhos poderão participar de uma sequência de atividades ao ar livre. As ruas laterais à Praça Conceito Consciente, onde acontecerá o evento, serão fechadas para dar liberdade às crianças para andar
de skate, patins e bicicleta.
            Um dos destaques do dia será a Passeata de Robôs, em que pais e filhos irão montar juntos vestimentas com caixas de papelão aos moldes dos melhores sucessos de ficção científica. Depois da criação os envolvidos poderão mostrar toda a sua criatividade ao passearem pelo espaço com os novos trajes. Brincadeiras de chute a gol e de corda também estarão acontecendo.
            Outra atração será a exibição de cinema a céu aberto. Um telão de 4x5m será instalado na Praça Conceito Consciente para a exibição do filme Cada Um Na Sua Casa, lançamento da Fox Filmes neste ano, que narra a relação de amizade entre uma adolescente chamada Tip com o alienígena Oh. O Circo Bambulengo, teatro de bonecos comandado pelos palhaços Massaroca e Mulambo, também promete diversão ao público, com música, bonecos, contação de histórias e palhaçadas, sempre valorizando a cultura brasileira.
            De acordo com o Coordenador de Responsabilidade Socioambiental da Consciente Construtora e Incorporadora, Felipe Inácio Alvarenga, a programação do evento foi desenvolvida para estimular a convivência entre as famílias em um fim de tarde agradável e ao ar livre. “Nossa intenção é aproximar as pessoas. Mesmo em casa, a rotina acelerada e a tecnologia tem influenciado, negativamente, o tempo de convivência entre pais, filhos e irmãos”, observa.  Food trucks e Feira de Artesanatos de artistas locais também farão parte da programação.


Feira sustentável
            Em alinhamento com o conceito sustentável da praça, o Circuito Arte Consciente busca envolver os participantes também em um movimento de respeito ao planeta. Para isso, um depósito de eletrônicos e baterias será fixado para receber esses materiais, que, por possuírem metais pesados em sua composição podem contaminar os solos e lençóis freáticos. Além disso, o evento retoma a Feira de Escambo, onde os participantes poderão levar pertences que caíram no desuso para trocar por utensílios de outras pessoas. Livros, sapatos, brinquedos estão entre os produtos mais comuns. “Ao invés de comprar e gerar ainda mais lixo para ser absorvido pelo meio ambiente, as pessoas estarão promovendo o reuso de itens que ainda tem serventia para outras pessoas”, conclui Felipe. Food trucks e Feira de Artesanatos de artesãos locais também farão parte da programação. O projeto Circuito Arte Consciente está acontecendo pelo segundo ano. Neste ano, acontecerá uma vez por mês, sempre no terceiro domingo do mês, até dezembro.


Praça Conceito Consciente

            A Praça Conceito Consciente, sede do Circuito Arte Consciente, foi revitalizada em 2012 pela Consciente Construtora e Incorporadora em parceria com o poder público.  No espaço, que outrora estava subutilizado, foi desenvolvido um projeto com premissas de sustentabilidade e acessibilidade. Lá tem, por exemplo: iluminação por energia solar, telhado verde, reuso de água, uso de espécies do bioma cerrado entre outros recursos ambientalmente corretos escolhidos para o local. Sinalização para pessoas com deficiência visual e rampas para pessoas com deficiência física também são contemplados no espaço.  A Praça fica na Rua 27 c/ Rua T-50, Setor Marista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário