quarta-feira, maio 03, 2017

Implante de sobrancelha

Procedimento não deixa cicatrizes e, com naturalidade,
devolve a harmonia do rosto.



O implante de sobrancelhas é uma técnica moderna que garante a recuperação de fios da região. A perda de pelos na área pode ser causada por motivos como depilação contínua com pinças, cicatrizes, queimaduras, acidentes ou por tatuagens cosméticas (dermopigmentação) feitas de maneira incorreta. O médico dermatologista Adriano Loyola, presidente da SBD-GO, explica como funciona o procedimento:
O implante é semelhante ao capilar. Os fios implantados na sobrancelha são retirados da parte de trás ou na lateral do couro cabeludo do próprio paciente. O processo, feito sob anestesia local, pode levar entre quatro e cinco horas para ser realizado. O inchaço na região é comum após a cirurgia. É indicado repouso de aproximadamente três dias, além de restrição a exposição solar por no mínimo dois meses. “Não há pontos a serem retirados. Não há necessidade de curativo oclusivo. A recuperação é rápida e a paciente pode retornar as suas atividades em alguns dias”, aponta o médico.
Na área receptora (sobrancelhas) são feitos micro-orifícios utilizando agulhas específicas, onde os fios são transplantados na direção e posição corretas, no comprimento normal dos fios de uma sobrancelha, podendo a paciente ter uma noção do resultado logo após a cirurgia. Em torno de 15 dias de pós-operatório, os fios transplantados caem, mas a raiz permanece na posição colocada. Após três meses da cirurgia, estas raízes produzirão os fios definitivos que crescerão normalmente. Como a área doadora é o couro cabeludo, a velocidade de crescimento dos fios é um pouco maior do que naturalmente ocorre com as sobrancelhas, sendo necessário o corte dos fios a cada 10-15 dias, no comprimento ideal para o aspecto natural da região.
            “A recuperação das sobrancelhas traz grande satisfação ao paciente, pois trata-se de um importante adorno na aparência da face, talvez até mais que os próprios cabelos”, ressalta.
O implante de sobrancelhas é procurado por mais frequência pelo público feminino, especificamente entre 45 e 60 anos. “Para seguir as tendências ou estilos, as mulheres nesta faixa de idade removeram muito os pelos da sobrancelha desde quando eram mais jovens”, esclarece. Adriano Loyola confirma que não é mito: retirar fios da região com frequência compromete o crescimento e o volume dos pelos das sobrancelhas. É comum também pessoas com cicatrizes na área, o que impede o crescimento de fios, procurarem o implante como alternativa para deixar o rosto mais harmonioso.

Dr. Adriano Loyola

Fazer dermopigmentação, micropigmentação ou fio a fio não compromete o crescimento dos pelos na sobrancelha, mas a profundidade da técnica deve ser considerada, de acordo com a médica. “A perda de fios pode acontecer caso a dermopigmentação seja muito profunda. Isso pode gerar um processo cicatricial e fazer com que os pelos caiam definitivamente”, afirma.
Nestes casos, quando os pelos da região caem e a pessoa torna-se insatisfeita com o desenho feito artificialmente, também é possível recuperar os fios da região por meio do implante de sobrancelhas. “Antes do implante é removido todo resquício de pigmentação, como em um processo de remoção de tatuagem comum, com uso de laser”, explica.

A quantidade de sessões para remoção do desenho indesejado depende da cor e profundidade do pigmento, além do tom de pele do paciente. “Peles negras tem menos tolerância ao laser, então temos que usar uma energia menor, senão queima a pele”, conta. A pele mais clara tem maior aceitação do laser e, portanto, pode requerer menos sessões se comparada a pele negra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário