quarta-feira, junho 14, 2017

Foto Newborn é sensação entre as mamães

Bebês recém nascidos de até 15 dias são fotografados para deixar
registrado seus primeiros detalhes e feições



Paixão a primeira vista! Quando um recém-nascido chega aos braços de sua mãe, ela visualiza o rostinho do seu bebê que ainda não conhecia. Desse momento em diante, a cada dia, as feições mudam constantemente, as roupinhas ficam pequenas e eles vão tomando formas diferentes dia após dia. E têm mamães que querem registrar cada momento, optando assim por fazer um álbum de fotos da “criancinha” conhecido como ensaio Newborn (recém-nascido, em português), tendo por objetivo registrar os primeiros dias de vida do bebê, normalmente até o 15° dia, assim como suas feições e detalhes.
Em geral, as sessões de foto profissionais duram de quatro a seis horas. Nesse período, é esperado, que o recém-nascido chore por causa da fome ou esteja indisposto no dia marcado. A fotógrafa Samara Christtiny Estevão, especializada na área de Newborn, conta que é necessário ter paciência e respeito em relação ao bebê. “Se ele estiver se sentindo mal, remarco a sessão para dali a dois dias”, conta.
Muitos fotógrafos brasileiros se encantaram com esta proposta razoavelmente nova, se aprofundaram e estão no mercado com belos trabalhos, de acordo com o site Câmera Neon. O ensaio newborn tem duas vertentes: a primeira delas tem mais produção, tanto em relação ao cenário e acessório quanto às poses do bebê e dos pais. A segunda, conhecida também como Lifestyle (estilo de vida), resulta em fotos mais naturais e se preocupa com o registro do recém-nascido e sua família dentro do seu novo mundinho (em geral, na casa da família), com base no cotidiano da mesma. São fotos mais espontâneas que traduzem o afeto da família com seu bebê, e mostra-o tomando banho, e se alimentando, por exemplo. E não menos importante, também é feito o registro do seu quartinho, em detalhes.
A segurança, o conforto e o bem-estar do bebê devem estar sempre em primeiro lugar. Muito antes da foto bonita! È importante certificar-se que o fotógrafo escolhido para fazer esse tipo de ensaio tenha feito cursos específicos para cuidar do seu bebê com segurança e que possua certa experiência. Também é muito importante que o ambiente onde a sessão acontecerá seja limpo e aquecido!


Apaixonada por fotos Newborn
A fotógrafa Samara Christtiny Estevão, não sabe se foi ela que encontrou a fotografia ou a fotografia que encontrou ela. “Para quem me conhece sabe o quanto eu sempre amei a fotografia. Fácil não é!  Ao contrário do que alguns pensam foto, é um oceano de conhecimento, junção de informações e muita prática. Tem que estudar todos os dias e sempre”, diz a profissional.
E se tratando da fotografia Newborn, Samara explica que  além de saber sobre foto é necessário paciência,  amor, dedicação, conhecimento sobre bebês e a segurança deles . “É uma caixinha de surpresa, cada bebê é único e precisa ser tratado como tal. Cada um, com uma necessidade, sem esquecer que por de trás de fotos assim existe uma família, que muitas vezes chega com medo e insegura, pois está começando em um mundo totalmente desconhecido, no qual até trocar uma fralda as vezes é uma tarefa embaraçosa, ou uma mãe que já tem um, dois, três filhos e esta exausta porque sabe que não é fácil, mas que é maravilhoso”, explica .
“Por trás de uma foto Newborn existe uma fotografa que ainda tem muito que aprender que as vezes passa duas horas tentando fazer o bebê dormir, que auxilia a mãe, posiciona, fotografa, troca a roupa, ou seja, no final do dia não tem mais coluna”, brinca a fotografa.

Samara não é só fotógrafa, ela é mãe de três crianças e sabe que precisa estudar ainda mais. “Mas quando chegam esses bebezinhos nas minhas mãos realmente o cansaço vai embora, porque a paz que eles transmitem vem de céus. São sim uns anjinhos e não é clichê dizer, basta você olhar para eles que consegue enxergar a manifestação do poder e da soberania de Deus”, afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário