terça-feira, outubro 17, 2017

Ações preventivas podem reduzir em quase 50% número de mortes por câncer de mama

Estudo realizado durante 14 anos por equipe médica do Hospital do Câncer de Barretos (SP) 
revela que a taxa de mortalidade da doença caiu 42,85% devido ao diagnóstico precoce.  
Estatística mostra a importância de ações como as que serão desenvolvidas 
pelo Seconci - Goiás ao longo do mês.


Cerca de 960 mil novos casos de câncer serão diagnosticados no Brasil até o fim de 2017, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA). Destes, aproximadamente 60 mil serão de câncer de mama. A doença é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres, tanto no mundo, quanto no Brasil. É também o que mais gera óbitos entre a população feminina brasileira, com 13,03 mortes a cada 100 mil mulheres, segundo dados do Inca.
Um estudo realizado durante 14 anos pela equipe médica do Hospital do Câncer de Barretos (SP) revelou que a taxa de mortalidade entre mulheres por câncer de mama caiu 42,85% devido ao diagnóstico precoce por meio de exames preventivos. Essa estatística mostra a importância de ações como as desenvolvidas pelo Seconci - Goiás (Serviço Social da Indústria da Construção no Estado de Goiás) durante este Outubro Rosa.
Nesta quarta-feira (19/10) em um canteiro de obras da Avenida T-4 com a T-14, Setor Bueno, a partir das 07h, terá palestra sobre a prevenção e orientação sobre a doença. A temática do câncer de mama será trabalhada durante todo o mês em palestras que serão realizadas em diversos canteiros de obras. Objetivo é alertar e orientar as trabalhadoras que atuam na construção civil e também incentivar os colaboradores a serem apoiadores e multiplicadores de ações preventivas.
Durante as palestras e na sede do Seconci Goiás, que fica no Setor Jardim América, na Rua C-136, será distribuído material informativo sobre como prevenir o câncer de mama. “O importante é focar nesse assunto sério nos 12 meses do ano, já que a doença se faz presente não só no mês de outubro. No entanto, este mês é representativo para a causa, tornando-se especial e destacado dos demais”, alerta Patrícia Montalvo, médica do trabalho no Seconci - Goiás.

Orientações na recepção do Seconci Goiás
Todas às segundas-feiras, às 8h, a médica do trabalho, Drª Patrícia Montalvo, irá fazer uma fala sobre o tema câncer de mama na recepção do Seconci. Quem passar pelo local irá receber um material informativo, dizendo o que é câncer de mama e como se prevenir. Além de palestras nas obras de construtoras, sendo, dia 19 às 7h, na FR Engenharia, dia 27 às 7h no Condomínio Pampulha e no dia 30  7h no Residencial Serra das Areias.

Outubro Rosa
O Outubro Rosa é um movimento popular internacional que tem como objetivo promover ações de conscientização e combate ao câncer de mama e colo do útero, visando chamar a atenção para a realidade do câncer e a importância do diagnóstico precoce. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza a campanha.
De acordo com informações da médica Patrícia Montalvo, o câncer de mama é uma doença resultante da multiplicação de células anormais na região dos seios, que forma um tumor com potencial de invadir outros órgãos. “Há vários tipos de câncer e alguns se desenvolvem e outros não. A maioria dos casos tem boa resposta ao tratamento, principalmente quando diagnosticado e tratado no início”, orienta. Mas a médica também lembra, que apesar de raro, esse tipo de câncer também atinge os homens. Segundo dados do INCA, apenas 1% do total de casos da doença atinge pessoas do sexo masculino.



Confira a seguir mais informações sobre o Câncer de Mama:

Fatores de risco
·  Primeira menstruação (menarca) antes de 12 anos
·  Não ter tido filhos
·  Parar de menstruar (menopausa) após os 55 anos
·  Exposição frequente a radiações ionizantes (raios X, mamografia e tomografia)

Prevenção
·  Estima-se que por meio da alimentação, nutrição e atividade física é possível reduzir em até 28% da mulher desenvolver o câncer de mama
·  A amamentação também é considerada um fator protetor
·  Ir regularmente ao médico Ginecologista para realizar exames periódicos

Sinais e sintomas
·  Caroço (nódulo) fixo e geralmente indolor
·  Alterações no bico do peito (mamilo)
·  Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja
·  Pequenos nódulos na região abaixo dos braços (axilas) e pescoço
·  Saída de líquido

Cronograma de palestras nas obras:
19/10/2017 às 7h - FR Engenharia – Obra: SPE PBJA, (Endereço: Avenida T-4 com a T-14, Setor Bueno)
27/10/2017 às 7h – Condomínio Pampulha (Endereço: Rua do Ouro c/ Rua dos Junquilhos c/ Rua das Camélias c/ Rua Gladíolo Quadra 16, Lote 1/28, Parque Oeste Industrial, Goiânia – Go)
30/10/2017 às 7h – CMO - Residencial Serra das Areias (Endereço: Av. Barão do Rio Branco, 679-857. Jardim Nova Era, Aparecida de Goiânia)


Nenhum comentário:

Postar um comentário